quarta-feira, 26 de maio de 2010

NOVOS 110 AGENTES DA POLÍCIA CIVIL APROVADOS EM CONCURSO COMEÇAM A TRABALHAR EM DIVERSAS UNIDADES DO ESTADO

O efetivo da Polícia Civil ganhou mais um reforço com a chegada dos 110 novos agentes, aprovados no concurso público que disponibilizou 200 vagas para todo o Estado. Os profissionais foram alocados, nesta segunda-feira (24), e começaram a trabalhar em várias unidades da Grande Vitória e interior do Espírito Santo.
Além dos 110 novos agentes, outros 65 já se formaram e ingressaram no efetivo da corporação neste ano. No próximo mês, 21 profissionais devem começar o curso de formação na Academia da Polícia Civil (Acadepol).
O chefe da Polícia Civil, delegado Julio Cesar Oliveira Silva, ressalta que o incremento dos novos agentes faz parte de uma reestruturação realizada por meio do Governo do Estado em relação à Segurança Pública capixaba.
“Nos últimos anos, a Polícia Civil recebeu novos policiais, viaturas, unidades foram adquiridas e reformadas. Além disso, estamos em processo de realização de diversos concursos públicos para o preenchimento de vagas para delegados, escrivães, peritos, entre outros. Isso demonstra que os investimentos na área de segurança pública têm sido feitos e que, assim, poderemos fortalecer as ações da instituição”, frisa.
Os 110 agentes se formaram durante uma solenidade realizada na última sexta-feira (21), no Tribunal de Justiça, em Vitória. No evento estiveram presentes a subsecretária de Inteligência, delegada Fabiana Maioral, o chefe da Polícia Civil, delegado Julio Cesar Oliveira Silva, a corregedora-geral, delegada Neusa Glória dos Santos, o diretor da Acadepol, delegado Helio Moreira, superintendentes, policiais civis de diversas unidades e familiares dos novos profissionais.
Essa foi a terceira turma dos novos agentes da Polícia Civil que encerrou o Curso de formação neste ano. Os 110 novos agentes foram o maior contingente de candidatos aprovados neste concurso.
A capacitação dos novos profissionais foi realizada na Academia da Polícia Civil (Acadepol). Os agentes tiveram aulas teóricas e práticas de Legislação Policial, Redação Policial, Noções de Direito, Gerenciamento de Crise, Diligência, Sistema Prisional Estadual e Brasileiro, Atendimento ao Cidadão, Direitos Humanos, Mobilização e Condução de Presos, Curso de Tiro, entre outras disciplinas.

Atribuições dos profissionais
Os agentes vão exercer trabalhos de supervisão relacionados à manutenção da ordem, disciplina e segurança nas dependências dos presídios estaduais e delegacias que abrigam presos; auxiliar, quando necessário, na localização e captura de presos foragidos; cumprir escalas de plantão; atender convocações extraordinárias; supervisionar a conservação das celas e demais dependências do estabelecimento; atender convocações feitas pelo Poder Judiciário; e demais atribuições.

Concurso
O concurso público para 200 agentes foi realizado em janeiro de 2009. Aproximadamente 17 mil pessoas se inscreveram. Os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo que englobou provas objetivas, testes médico, físico e psicológico, além de investigação social. O Concurso é parte da Política do Governo do Estado de recomposição do efetivo da Polícia Civil.

Nenhum comentário: